Se você chegou agora nesse cantinho da internet é porque com certeza se perguntou: quais são os melhores lubrificantes íntimos? Como escolher o certo pra mim? Com o nosso Guia dos lubrificantes íntimos você vai saber tudo isso e mais um pouco.
O fantástico mundo da lubrificação
Nem todo mundo está familiarizado com os diversos tipos de lubrificantes e seus muitos benefícios, eu também já fui uma dessas pessoas. Com o nosso guia de lubrificantes, você terá um verdadeiro GPS e nunca mais vai se perder quando quiser de escolher o melhor produto.
Lubrificação é essencial para o sexo. Uma boa lubrificação íntima eleva nossas experiências sexuais para outro patamar. O prazer aumenta quando reduzimos o atrito, além do conforto de evitar eventuais ressecamentos vaginais e penianos causadores de lesões.
A baixa lubrificação é um fantasma que assombra pessoas com vulva. Atire a primeira pedra quem não foi iludido acreditando que a vagina é a grande responsável por suprir toda a lubrificação sexual. E caso você não tenha nascido com uma verdadeira cachoeira entre as pernas, com certeza existe algo de errado com você. Sentir-se defeituosa, frígida ou próprio deserto do Saara é o sentimento que invade nosso imaginário. Mas a realidade está longe de ser assim.
A verdade é que a lubrificação vaginal é multifatorial. Alterações hormonais, uso de remédios controlados como antidepressivos, anticoncepcionais e até o estresse diário são apenas alguns dos inúmeros fatores responsáveis por diminuir a lubrificação íntima.
Índice
- Para que servem os lubrificantes?
- Quais são diferentes tipos de Lubrificantes?
- Lubrificantes Funcionais
- Como ler o rótulo de Ingredientes?
- Lubrificantes para menopausa
- O que você não deve fazer com lubrificantes íntimos
Pra que servem os lubrificantes?
Não pense que os lubrificantes íntimos servem só deixar a vagina mais molhada. Saiba que eles são necessários para reduzir o atrito durante o sexo anal, deixam o uso de vários sex toys mais confortáveis e previnem o rompimento de camisinhas. Além disso, reduzem lesões sexuais e aumentam as sensações de prazer e bem-estar. O sexo não deve ser doloroso, mas sim divertido e prazeroso. Exceto nos casos em que a dor é seu objetivo sexual.
A terapeuta sexual Emily Morse, criadora do Sex with Emily, nos conta que incluir lubrificante íntimo na rotina sexual de seus pacientes melhorou a qualidade do sexo em 80%. E aqui não estamos falando de grandes inovações em sex toys, apenas o use de lubrificantes já foi capaz de aumentar a satisfação e a sensação de prazer.
Para entender qual é o melhor lubrificante indicado para casa uso, precisamos responder apenas quatro perguntas simples: qual sensação você gostaria de sentir? Em que situação deseja usa-lo? Com o que vai usar? Quanto tempo deseja que o efeito dure?
Quais são os diferentes tipos de lubrificantes íntimos?
Antes de tudo, preciso fazer um alerta que você não caia em armadilhas e falsas promessas: “tesão de vaca”, lubrificantes que aumentam o pênis e melzinho do amor e qualquer outra poção ou milagre sobrenatural que promete aumentar a libido instantaneamente fazem apenas uma coisa: enganam o consumidor desavisado que procura por uma ideia fantasiosa de sexo. Esses tipos de produtos são pura enganação, não são seguros para o corpo e alguns inclusive contém substâncias ilícitas.
Lubrificantes são facilitadores do prazer, não remédios milagrosos. Tradicionais ou veganos, eles precisam ser totalmente seguros e aprovados pela ANVISA, afinal de contas, serão colocados na mucosa interna do nosso corpo. Hoje a variedade de produtos regulamentados e seguros, no mercado erótico, é bem maior do que no passado recente.
Na hora da escolha do melhor lubrificante, precisamos focar na base – o tipo de produto que é feito – e com o que ele será compatível. Aí é só combinar com as quatro perguntas anteriores.
- Se você quer um lubrificante para usar com um sex toy, de que material ele é feito? Silicone? Vidro? Metal? Madeira?
- Você quer um lubrificante para usar com a camisinha?
- Qual a sensação que você quer que o lubrificante te proporcione? Que seja o mais parecido possível com a lubrificação natural da vagina/pênis?
- Quer uma lubrificação que dure por horas?
Saber essas coisas vai te ajudar a escolher o melhor lubrificante para você e seu corpo.
Lubrificante Base d’água
Feitos para imitar a lubrificação natural do corpo, aquela que encontramos na vulva ou pênis quando excitados, os lubrificantes base d’água são verdadeiros coringas, fáceis de limpar, não mancham roupas, lençóis ou outros tecidos e são compatíveis com todos os materiais de sex toys e todos os tipos de camisinhas. Eles podem ser usados em todas as práticas sexuais, mas como são absorvidos pelo nosso corpo, será necessário aplicar mais quantidade e com mais frequência.
Lubrificante Base silicone
Desenhados para proporcionar maior deslizamento sem ser pegajosos, os lubrificantes base silicone causam a sensação na pele de um toque seco e acetinado, como veludo e duram muito mais do que os lubrificantes a base d’água. É ideal para sexo anal, pois não é absorvido pelo corpo e não é necessário repor com tanta frequência. São compatíveis com todos os tipos de preservativos, como os de látex e poliuretâno, mas são incompatíveis com sex toys de silicone.
Lubrificante Híbrido
Lubrificantes híbridos são uma mistura entre base d’água e base de silicone. Ele combina o que tem de melhor dos dois, parece com a lubrificação natural com o toque acetinado e dura mais. Aqui a incompatibilidade é com sex toys de silicone. Evite usá-los com toys desse tipo. Para remove-lo também será necessário lavar com água e sabão neutro.
Lubrificante Base óleo
Podem ser de óleo vegetal (como o famoso óleo de coco), vaselina ou óleo mineral. Eles aumentam o deslizamento mas são mais pegajosos e duram mais do que lubrificantes a base d’água. Para remove-los, será necessário lavar com água e sabão neutro. Não devem ser usados com sex toys de silicone ou camisinhas feitas de látex em hipótese alguma. Eles são incompatíveis. Esse tipo de lubrificante danifica o silicone do sex toy e também pode levar a ruptura da camisinha. Alguns também podem deixar manchas nos tecidos.
Lubrificantes funcionais
Aqui entram as funcionalidades diferentes que os lubrificantes podem ter. Em alguns lugares também são chamados de géis funcionais, pois se propõe a causar uma ou várias sensações além do aumento da lubrificação.
Lubrificantes com sabor
Lubrificantes com sabor são sempre a base d’água, pois podem ser ingeridos de forma segura. Os sabores são diversos, mas a intenção é tornar o sexo oral mais agradável e divertido. No mercado erótico convencionai eles tem açúcares na fórmula e podem causar irritações na mucosa vaginal e aparecimento de candidíase.
Os lubrificantes com sabor mais modernos no mercado erótico (Aqui na Lub Lab só focamos nesse tipo de produtos) não usam mais açucares para dar o sabor adocicado, evitando a irritação vaginal e a proliferação de fungos que causam candidíase. São tão versáteis e seguros que você pode usar inclusive durante a penetração.
Fizemos uma seleção dos melhores lubrificantes com sabor, além de embalagens discretas, são doces sem ser enjoativos e não deixam aquela sensação pegajosa na pele, e principalmente, 100% seguros para o seu corpo.
Melhores lubrificantes para sexo Anal
Apesar do enorme tabu, o prazer anal é cercado de muita curiosidade. Só nos damos conta da importância de um lubrificante anal quando decidimos nos aventurar nessa prática. Além do plug anal, um bom lubrificante anal é o grande segredo pra deixar o sexo anal mais prazeroso.
O prazer anal pode ser alcançado tanto com o uso de plug e vibradores quanto com a penetração de dedos, dildos ou o pênis de um parceire, mas o importante aqui é sempre caprichar na lubrificação, quanto mais, melhor!
Lubrificantes anais seguros têm apenas dessensibilizantes bem leves e ingredientes que ajudam a hidratar e cicatrizar a região anal. Não confunda dessensibilizante com anestésicos. A prática do sexo anal com anestésicos não é recomendada, pois podem ocorrer lesões graves e nesse caso a dor é um indicativo de que o sexo anal está sendo feito de forma errada.
Pensando nisso, separamos os melhores lubrificantes para o sexo anal que você vai encontrar:
Lubrificante excitante
Lubrificantes excitantes contém ingredientes, como capsicum um ativo encontrado na pimenta, que aumenta a circulação diretamente no clitóris e na glande do pênis, por isso são considerados excitantes. Facilitam atingir os orgasmos e deixam eles ainda mais intensos.
Para quem deseja de aumentar a excitação durante as relações sexuais, os lubrificantes excitantes serão seus grandes aliados. Eles podem ser usados tanto na vulva e vagina, quanto no pênis e são ótimos para usar durante a masturbação ou nas relações sexuais.
Veja os lubrificantes excitantes que conquistaram a preferência dos clientes da Lub Lab:
Vibrador Líquido
Os vibradores líquidos são uma uma novidade brasileira na categoria de lubrificantes íntimos. São feitos com extrato de jambú (Espitantol) – uma erva típica da região Norte do Brasil, muito utilizada na culinária amazonense. Sua principal característica é causar um leve formigamento nas mucosas (lábios, vulva e glande do pênis) como se a região estivesse vibrando por causa de um vibrador.
Esquenta – Esfria
Lubrificantes com efeito de esquenta-esfria causam sensações de diferença de temperatura. Também conhecido como efeito Ice/Hot, costumam ter mentol e capsicum na composição. Eles dão a sensação de frio quando o pênis sai e quente quando o pênis entra, aprimorando o vai-e-vem da penetração.
Como ler o rótulo de ingredientes?
Saber ler a lista de ingredientes dos lubrificantes é essencial para entender qual lubrificante íntimo escolher que combina melhor com sua necessidade. Embora todos pareçam excelentes e compatíveis com todas as pessoas, os lubrificantes funcionais merecem atenção dobrada para quem tem a pele mais sensível ou tenha alergias crônicas.
Outro segredo sobre rótulos de ingredientes: eles são colocados em ordem decrescente da quantidade presente no produto. Então se um ingrediente está no topo da lista, significa que ele que está em maior quantidade no produto, e em menor quantidade quanto mais para o fim da lista.
Preste atenção nos ingredientes
Será que todo produto que é natural é bom? Ou apenas os industrializados são os grandes vilões da saúde íntima? A resposta é mais complexa e cada ingrediente tem uma vantagens e desvantagens dependendo do uso.
Parabenos
Esse é o ingrediente que mais merece atenção nos lubrificantes íntimos. O ponto positivo dos Parabenos é que são conservantes artificiais eficientes em eliminar a proliferação de microrganismos em cosméticos e produtos de higiene pessoal. O ponto negativo que é estudos médicos recentes tem associado os parabenos como causadores de desequilíbrios hormonais e potencialmente prejudiciais para o sistema reprodutivo humano.
Como os lubrificantes íntimos estão muito próximos dos nossos órgãos reprodutores esse aspecto negativo deve ser um fator de eliminação na hora de escolher seu lubrificante. Por causa do potencial nocivo desse componente, todos os lubrificantes íntimos escolhidos por nós da Lub Lab são livres de parabenos (parabeno-free).
Óleo de Coco é lubrificante?
Ainda existe um grande debate do quão seguro o óleo de coco é para ser usado como lubrificante. Também ainda não encontramos estudos médicos suficientes para estabelecer um consenso da segurança para usá-lo e dos seus reais benefícios.
Em sua forma mais pura, ele pode ser um excelente lubrificante. O efeito é duradouro, é eficaz em reduzir o atrito sem ser espesso. No entanto, o óleo de coco altera o pH da vagina, tornando-a alcalina e mais susceptível a infecção por fungos (como a candidíase) e bactérias. Não use como lubrificante ou hidratante vaginal! Além disso, se você é alérgico a coco e óleo de coco em produtos alimentícios, evite colocá-los na pele e órgãos genitais.
Outro ponto muito importante: óleo de coco não pode ser utilizado juntamente com camisinhas de látex! Ele dissolve o látex da camisinha e faz com que ela estoure durante o uso.
Aloe Vera
Também conhecido como babosa, é uma espécie de suculenta. Seu extrato é muito utilizado em hidratantes para o cabelo e pele, é um componente primordial na fabricação de lubrificantes íntimos a base d’água que imitam a lubrificação natural.
Os lubrificantes mais modernos e com uma preocupação maior com a saúde íntima colocam a aloe vera como o principal ingrediente. Eles podem ser usados, além do sexo, para a lubrificação diária das mulheres para aliviar o ressecamento durante o puerpério e na menopausa. Ele não trás nenhuma alteração do ph vaginal e nem causa a proliferação de fungos e bactérias, portanto é um produto natural muito seguro de ser usado nos lubrificantes.
Lubrificantes para usar na menopausa
Fizemos uma seleção dos melhores lubrificantes a base de Aloe Vera e com a textura igual a lubrificação natural da vagina. Caso você tenha baixa lubrificação e procura um lubrificante para hidratar a vagina diariamente, nossa seleção cumpre essa função de forma excelente e segura.
O que você não fazer com lubrificantes íntimos
Não utilize lubrificante de silicone com brinquedos eróticos de silicone. O lubrificante vai dissolver e destruir o material do seu sex toy, causando rachaduras na superfície. Além disso, a garantia de defeitos dos fabricantes não cobre danos causados por esse tipo de mal uso.
Não use lubrificantes a base de óleo com camisinhas. Camisinhas e óleos não combinam: eles reduzem a barreira protetiva e podem gerar o rompimento completo dela.
Não use lubrificantes que contenham açúcares para dar sabor para penetração vaginal. Apesar de serem muito deslizantes e saborosos, a grande maioria contém açucares na composição, são pouco efetivos para penetração vaginal. Eles podem causar irritação dentro da vagina e alterar o pH interno em pessoas mais sensíveis. Se esse não for o seu caso e você deseja um lubrificante 2 em 1 (para oral e penetração) primeiro olhe a composição atentamente para checar a ausência de açucares no produto, caso não tenha utilize aos poucos e observe qualquer mudança e irritação na região. Caso aconteça, suspenda imediatamente o uso.
Não aplique lubrificantes que causem desconforto. Alergias são bastante imprevisíveis e muitas acontecem de repente com qualquer pessoa. Pode parecer redundante dizer isso, mas caso algum lubrificante te cause algum incômodo, suspenda o uso imediatamente. O lubrificante deve ser seu aliado, não seu inimigo.
Cuidado com misturinhas de lubrificantes. Lembre-se da água e óleo e de que nem tudo se mistura. Se os lubrificantes tem bases iguais, dá pra misturar sem problemas, mas se forem de bases diferentes sua experiência com eles pode ficar comprometida.
Com esse guia dos lubrificantes em mãos, esperamos que você nunca mais se perca e se encoraje a explorar as infinitas possibilidades e combinações com seu par, seus toys e também durante a masturbação. Lubrificantes íntimos serão seus verdadeiros aliados e com certeza vão melhorar muito o prazer sexual. E lembre-se: lubrificante nunca é demais, use a vontade!