Educação Sexual

Clitóris: O que é e onde fica?

Clitóris o que é e onde fica?

O corpo feminino ainda é rondado por grandes mistérios. Quando se trata da vulva, o que mais tem é confusão, informações erradas e vergonha. Se a gente for pensar no clitóris então, ai é que a coisa fica ainda mais esquisita. Quem nunca ouviu de algum homem a celebre pergunta “Como encontrar o Clitóris? Onde ele fica?”

As mulheres foram ensinadas desde pequenas que conhecer o próprio corpo era algo feio, errado, sujo. Quando crianças, toda garota escuta a frase: “Tira a mão daí, menina! Fecha essas pernas!” “Não mexe ai que é feio”.

Como conhecimento é poder e conhecer o clitóris vai te ajudar a ter orgasmos, vamos deixara vergonha de lado pra entender sobre esse misterioso órgão que é tudo de bom!

O que é o Clitóris?

O clitóris é um órgão com um propósito bastante singular, o prazer! A maior parte dele fica dentro da vulva e é bastante extenso internamente. Ele está no corpo das pessoas com clitóris para ajuda-las a terem um maior bem estar. O clitóris é o único órgão do corpo humano que tem a função exclusiva de dar prazer.

É estimulando o clitóris que pessoas com vulva conseguem chegar ao tão esperado orgasmo. E diferente de pessoas com pênis, apenas o clitóris é capaz de causar orgasmos múltiplos. Isso mesmo, vários pequenos orgasmos seguidos num curto intervalo de tempo.

Se você acha que o clitóris é aquele ponto externo da vulva do tamanho de uma ervilha e que só fica ali na parte de fora, sinto te informar que você ainda não sabe nada sobre ele. Essa parte visível é apenas a glande do clitóris, uma pequena parte de um órgão bem maior.

Como é o clitóris?

O clitóris tem o formato de um Y, só que de ponta cabeça, mas com 2 conjuntos de braços. E ele pode chegar a medir entre 7 a11 centímetros da ponta da glande até o final do crus (nome de uma das pernas que detalharemos mais adiante). Ou seja, quando olhamos a glande do clitóris, vemos apenas a ponta de um iceberg nas pessoas com vulvas. Aposto que, assim como eu, você também pegou uma régua para ter uma noção melhor de tamanho.

O clitóris é composto por diversas partes, algumas externas, que são visíveis, e outras internas, que não conseguimos ver:

  • A glande
  • O corpo do clitóris
  • Ramos do Clitóris (crus) e bulbos vestibulares

Parte externa do clitóris

A glande do clitóris, a parte externa que vemos dele na vulva. Ela é repleta de terminações nervosas e altamente responsiva a estímulos diretos na grande maioria das pessoas.

Bem em cima da glande, fica o capuz do clitóris. Uma pele fina que envolve o clitóris por cima e que pode ser retraída. Ou seja, uma parte da glande fica escondida e coberta pelo capuz.

Algumas pessoas mais sensíveis, preferem que a glande do clitóris seja estimulada sem retrair o capuz. Em outras, elas preferem que a glande esteja mais exposta, pra isso retraem o capuz para expor a glande na hora de receber o estímulo.

O clitóris é feito com tecido erétil, mas esse tipo de tecido não é igualmente distribuído pelo clitóris. Isso significa que quando uma pessoa fica excitada, o clitóris se enche todo de sangue e aumenta de tamanho. Assim, por causa do aumento da circulação de sangue, o clitóris fica maior, mais escuro e mais sensível a estímulos.

Vale ressaltar que: a excitação física é diferente de interesse sexual. Isso significa que nunca podemos supor que alguém deseja transar apenas porque está ereto ou molhada.

Parte interna do clitóris

Aqui chegamos as profundezas desse Iceberg do prazer. A maior parte do clitóris é interno.

Depois da glande, temos o corpo do clitóris. Apesar desse nome, ele é apenas uma partezinha em forma de inclinação que parece uma subida de montanha russa com a descida logo em seguida, onde chegamos até a raíz do clitóris, que fica logo acima da uretra. A partir daqui ele se divide nos 2 conjuntos de braços, que são as Crus do clitóris e os bulbos vestibulares.

Esse conjunto de braços do clitóris é a maior parte dele. Seu tamanho pode variar entre 5 a 9 centímetros e eles ficam atrás dos lábios externos da vulva. As crus e os bulbos ficam em contato com a uretra e o canal vaginal. São os bulbos e as crus do clitóris que se enchem de sangue durante a excitação, pressionando o canal vaginal e causando a lubrificação. Tudo isso fica muito sensível a estímulos durante a excitação.

Quando se fala em ponto G, significa estimular essa parte interna do clitóris que está em contato com o canal vaginal. Não dá pra ver, mas você consegue sentir essa parte com os dedos levemente curvados, que tem uma textura levemente ondulada dentro do canal vaginal.

Tamanho do Clitóris

Cada vulva é única, elas podem variar em cor, tamanho dos lábios internos e externos e também do clitóris. Então o tamanho da glande do clitóris e o prepúcio vão de pessoa pra pessoa.

Pensar que existe um padrão de vulva rosinha, pequenininha, com os lábios internos totalmente simétricos e sempre menores que os lábios externos é um padrão irreal que colocaram sobre o corpo de nós mulheres. Não há nada de errado com você se a sua vulva e o seu clitóris não estão dentro desse “padrão estético”.

Lembre-se: sua vulva é única e perfeita do jeito que ela é!

Onde fica o Clitóris?

Essa explicação toda parece até aula de biologia ou anatomia, né? Mas até pouco tempo, o clitóris era um órgão totalmente desconhecido do corpo humano. Foi apenas em 1998 que a urologista Helen O’Connel conseguiu fazer o estudo anatômico completo do clitóris.

Ou seja, tudo o se sabe hoje sobre o clitóris é muito recente e só veio graças ao pioneirismo de mulheres na ciência.

Orgasmo Clitoriano Estrutura 3D do clitóris

Agora que você sabe como o clitóris é, já sabe onde ele fica, né? Se não sabe ainda, sugiro pegar um espelho portátil, sentar numa cadeira e coloca-lo na frente das pernas e olhar. Bom, isso mesmo! A glande dele fica ali bem na frente da vulva.

Viu só rapazes, o clitóris não é difícil de achar, não precisa nem de GPS, só um pouquinho de boa vontade.

Como estimular o Clitóris?

Chegamos na parte que todo mundo está ansioso em saber. Como estimular esse pequeno órgão que só causa prazer e bem estar?

A resposta é que não tem resposta. Não existe uma maneira única de estimular o clitóris e cada pessoa vai gostar e ter preferência de um estímulo diferente.

Só dá pra saber testando e pra isso você vai ter que praticar um pouco. E é aqui que entra a importância da masturbação!

Sair estimulando o clitóris assim do nada é um pouco sem graça né? Então aqui vão algumas dicas de como entrar no clima, seja acompanhade ou solo:

Crie um clima excitante

Aqui você pode começar com um conto erótico, vale até tirar aquele livro dos 50 tons de cinza que está só pegando pó na estante.

Se você você é mais visual, que tal um filme erótico ou um pornô?

Caso você queira um clima a dois, comece com beijos, amassos sem tirar a roupa. Dê tempo para o seu corpo entender o clima esquentando. Explore o corpo todo antes de estimular a região do clitóris.

Explore o entorno do clitóris

O clima esquentou? Segure a onda mais um pouco. Não precisa de pressa e já estimular o clitóris de cara.

Experimente explorar a virilha, a parte interna das coxas e os lábios externos da vulva primeiro. Você pode fazer isso com sua mão ou se preferir, incrementar ainda mais com um vibrador ou sugador clitoriano.

Use lubrificante

A dica aqui é chover no molhado, lubrificante nunca é demais. Seja pra usar na masturbação ou durante o sexo com sua parceria. Quando a vulva e o clitóris estão bem lubrificados o deslizar é mais suave e mais prazeroso. A falta de lubrificação durante o estímulo do clitóris pode machucar e estragar todo o clima que foi criado.

Comece suave e aumente aos poucos

O clitóris não é um interruptor que você só aperta e ele acende e também não é Mixer de DJ. Então cuidado com os movimentos rápidos demais, também não coloque muita força, o clitóris é um órgão bem sensível, atrito demais pode machucar. Seja gentil na hora de estimular o clitóris.

Incremente o estímulo do clitóris

Você pode estimular o clitóris de vários jeitos, cada pessoa vai ter um tipo de movimento preferido. Experimente movimentos de vai-e-vem, pequenos círculos no sentido horário, ou no sentido anti-horário. Experimente trocar a mão e se masturbar com aquela que tem menos habilidade.

Vibrador Pulsador Stronic Petite Fun Factory modo de uso 02
Vibrador Pulsador Stronic Petite Fun Factory modo de uso 04

Você também pode tentar movimentos mais elaborados como se estivesse desenhando o número 8 para estimular o clitóris e o entorno ao mesmo tempo.

Caso você queira explorar a parte interna do clitóris, use um vibrador Ponto G. O Miss Bi da Fun Factory tem a curvatura ideal para alcançar o seu ponto G.

Não tenha pressa

Conhecer o próprio corpo e como ter prazer deve ser uma tarefa individual, não ache que é obrigação da sua parceria saber exatamente como fazer para te dar prazer. Ao se conhecer, você pode mostrar ao outro quais são os melhores tipos de estímulos no seu caso.

Se você ainda não teve um orgasmo, pode ser bastante angustiante achar que tem algo de errado com você. Nessas horas pressa e pressão serão as inimigas de conhecer melhor seu clitóris e consequentemente chegar a orgasmos.

Não tenha pressa, leve o tempo que for necessário e pratique a masturbação regularmente. Quanto mais prática tiver, mais vai saber aquilo que é mais gostoso pra você.

Leia também:

Deixe um comentário