Educação Sexual

Vulvas: curiosidades que você deveria saber sobre elas

Vulvas: coisas que você precisa saber

Vulva é uma palavra pouco compreendida do corpo humano. Cercada de maus entendimentos, muitas pessoas ainda não sabem ao que se referem quando falamos de vulva. Ela é sempre confundida com a vagina.

Mas por que será que há tanta confusão e desconhecimento sobre o corpo feminino?

A falta de conhecimento sobre o próprio corpo e uma educação sexual precária perpetuam essas confusões. Precisamos repetir a palavra Vulva até ela se tornar natural para a gente!

Pensando nisso, selecionamos algumas curiosidades que todo mundo deveria saber sobre vulvas.

É Vulva, não vagina!

Se você usa a palavra vagina para se referir tudo o que está lá em baixo na parte externa do órgão sexual feminino, você errou rude. Aposto que agora você teve uma explosão mental…

A palavra vagina é usada apenas para se referir a parte interna da vulva. O clitóris, os lábios internos e lábios externos são coletivamente chamados de Vulva.

Para vocês terem uma ideia, até para encontrar imagens para ilustrar esse post foi uma confusão… Eu só encontrava imagens de vulvas chamadas erroneamente por vagina. Cansativo, né?!

O tamanho dos lábios internos e externos

Por muito tempo, os lábios da vulva foram chamados de pequenos lábios para se referir aos lábios internos, e grandes lábios, para se referir aos lábios externos.

A confusão aqui é que dessa forma, cria-se no imaginário das mulheres que os lábios internos devem sempre ser menores do que os lábios externos. O que não é verdade!

Esse “tipo de vulva padrão” que aprendemos como correto não corresponde com a realidade. E quem aprende que essa é a única forma correta acha que tem algo de errado com a própria vulva se ela não é assim. É muito comum que as vulvas tenham os lábios internos maiores que os lábios externos. Se a sua vulva é assim, não tem nada de errado com ela!

Esse “padrão” de lábios internos pequenos e sempre escondidos pelos lábios externos é uma pressão estética colocada sobre corpos femininos para atender a uma concepção de ideal de corpo completamente equivocada no imaginário dos homens.

Não atoa, o número de busca por cirurgias de vulvoplastia aumentou em 30% nos últimos anos, colocando o Brasil na liderança nesse tipo de cirurgia. O grande problema disso é uma busca desenfreada por uma cirurgia desnecessária apenas para corresponder a um padrão estético de vulva que não representa a realidade.

A cor da vulva

A cor da vulva também pode ser diferente do tom da pele do resto do corpo. Muitas mulheres relatam vergonha da cor de suas vulvas por ser “escura demais”, por não ser rosinha como os homens veem em filmes pornôs.

O que você precisa saber sobre vulvas diferentes tipos e cores

A pele da vulva pode e vai ser mais escura que o resto do corpo por conta da circulação e terminações nervosas que tem na região. Quanto mais irrigação de sangue sua vulva recebe, mais escura o tom da pele pode ser.

Portanto, não há nada de anormal se a pele da sua vulva tiver um tom de pele escura do que o resto do seu corpo.

O tamanho do clitóris

Além de não ser encontrado, até o tamanho do clitóris entrou na roda de julgamento de padrões. Falamos em detalhe desse órgão exclusivo do prazer que é esquecido por muitos, vale a pena conferir!

Como falamos no texto anterior, e vale repetir, o tamanho do clitóris não tem um padrão especifico. Ele pode ser maior em algumas mulheres, menor em outras. Pode também estar mais escondido ou mais exposto pelo capuz do clitóris.

Independente do tamanho, o mais importante é o clitóris não ser esquecido na hora do prazer! Ele merece a sua atenção, ele é quem vai te proporcionar todos os seus orgasmos.

Não existe isso de “vulva normal”

Assim como os flocos de neve, cada vulva é única. Elas vem em diferentes tipos, cores, tamanhos de clitóris, tamanhos de lábios internos e externos. Entender como nosso corpo é e que não tem nada de errado com ele ser diferente do corpo de outra pessoa nos ajuda a aceita-lo e entender a beleza única que cada um tem.

Deixe um comentário